sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Janela da Alma


Você enxerga com o que?
Como é o ver?
O que são e como enxergam os olhos da alma?
Como você vê o mundo?
Como as suas representações interferem nas suas visões?
Problemas, deformidade, desvio na vista, ser vesgo ou cegueira atrapalham a visão?
Como as pessoas me enxergam?

O Longa metragem Janela da Alma levanta questionamentos sobre os tipos de visão e como as pessoas interagem com as imagens. De onde vem, para onde vão, como mexem com você, qual a função, sobre a banalização e o bombardeio de imagens.
Algo interessante que me chamou atenção foi o fotografo cego que usa óculos e consegui capturar imagens lindíssimas.
Todo o filme o diretor brinca com o foco e o enquadramento das imagens. Imagens ao amanhecer, com intensidade de luz, ao entardecer, e ao anoitecer.
Foi destacado por uma personagem a importância do imaginário para a visualização das imagens. Ler auxilia a imaginar e imaginar é ver com as janelas internas.
Outra observação relevante foi quando o personagem afirma que as coisas estão ao nosso redor. – Você olha para os muros no seu caminho todos os dias. De repente, num belo dia, você observa detalhes que saltam aos seus olhos que antes estavam difundidos no todo.
A emoção, construída com os elementos vividos e tangentes à vida, interferem diretamente na forma de ver e sentir o mundo.
Existem outras formas de ver e sentir as coisas. O tato vê, a audição vê, o paladar vê, o sentimento vê. A visão as vezes desregula os outros sentidos. “O cego sonha com imagens coloridas e vivas”, consegue construir um imagético real através da descrição das outras pessoas e dos descobrimentos pessoais.
Há muitos ângulos de visão. Nossa visão, muitas vezes é limitada num foco. Quantas coisas brilham aos nossos olhos e por um dinamismo que foi implantado na vida atual não percebemos.
Perceber é mágico, observar é contemplar, parar, se debruçar para prestar atenção nos detalhes. Com a correria só se vê os vultos, as coisas sem foco, sem realce.
Na película se destaca a força da superação, da imaginação e posicionamento para com o mundo das personagens que conseguiram utilizar as supostas deformidades visuais a favor do sucesso e bem estar da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pelo cuidado de comentar meu trabalho. Obrigado pela visita e volte sempre!